Aldeia Jerome

aldeiajerome@gmail.com

00238 2232173 - 00238 9856471 

O Arquipélago

Cabo Verde

Cabo Verde

Cabo Verde é um arquipélago localizado a 450 km da costa do Senegal entre os paralelos 15 e 17 de latitude norte.
É constituído por 10 ilhas de origem vulcânica: Santo Antão, São Vicente, São Nicolau, Sal, Boavista, Santa Lúcia (desabitada) compõem a região do Barlavento; Maio, Santiago, Fogo e Brava compõem a região do Barlavento.
As ilhas mais a oeste de Santo Antão, São Vicente, San Nicolau, Santiago, Brava e Fogo caracterizam-se pelas suas paisagens montanhosas. Sal, Boavista, Maio distinguem-se pelas suas longas praias de areia.
O sol brilha durante todo o ano, suavizado pela brisa fresca do mar. O clima é tropical e seco. A temperatura média é de cerca de 25°C e as variações não excedem os 10°C. A variação entre o dia e a noite não é superior a 60 minutos entre o Verão e o Inverno.
O país é conhecido pela sua estabilidade política e pela ausência de qualquer tipo de conflito. Santo Antão destaca-se pela ausência quase total de delinquência.

Santo Antão

A superfície de Santo Antão é de 779 km2. É a segunda maior ilha do arquipélago.
Tem um comprimento máximo de 43 km e o seu ponto mais largo é 24 km.
Ao longo do centro da ilha, uma cordilheira vai de nordeste a sudeste e termina em TOPE DE COROA (pico vulcânico com uma altitude de 1979 m).

PICO DA CRUZ (1814 m) situa-se no extremo norte do vale do Paul, onde também existe uma grande cratera vulcânica chamada COVA, a mais impressionante das caminhadas. O clima é seco no sul, fresco na região central (a 1000 m de altitude) e húmido no nordeste.
A vegetação varia consideravelmente de uma região para outra. As áreas mais altas estão cobertas por florestas de eucalipto, cipreste e pinheiro. O sul é árido com vegetação herbácea.
Devido aos efeitos da erosão, os cursos de água são profundos e os picos são muito acentuados e íngremes. A linha costeira é muito pitoresca. A norte, ao longo das partes desgastadas pelos ventos nordestinos e pelos mares agitados, há uma série de excelentes praias de areia preta.

Um feriado em Santo Antão é uma grande experiência. Os lugares maravilhosos que pode visitar aqui proporcionar-lhe-ão o máximo em relaxamento e conforto. Gostará certamente de explorar as pequenas cidades e descobrir a verdadeira essência da comunidade local. Para além da beleza pungente dos lugares e das vistas, poderá conhecer centenas de pequenas aldeias espalhadas pela costa e pelas montanhas, observar a vida social mais genuína e apreciar a grande hospitalidade pela qual os Santantonenses são famosos.

Nenhum visitante pode deixar de se sentir dominado pela esplêndida paisagem de Santo Antão, onde as cores, as formas e a vegetação são todas tão marcantes.
As montanhas oferecem excelentes condições para o trekking em total segurança, graças a caminhos que são mantidos em excelentes condições pela presença de população agrícola.

A ilha de Santo Antão foi descoberta pelo português Diogo Afonso a 17 de Janeiro de 1462. A colonização começou em 1548. No século XIX, foram construídas estradas que ligavam PONTA DO SOL, RIBEIRA GRANDE e PORTO NOVO.
Em 2009 foi inaugurada a estrada costeira que liga Porto Novo (porto de entrada à ilha) com Paul e Ribeira Grande. Desde então, PAUL passou de ser a última aldeia ao longo da antiga rota cénica para a primeira aldeia com que se depara no seu caminho para o norte da ilha.

Economicamente a ilha é muito rica em agricultura sendo os principais produtos a cana-de-açúcar, batatas e batata-doce, mandioca, bananas, cocos, mangas, papaias e vegetais.

PAUL é um dos centros de grande produção agrícola.
A pesca é a principal ocupação da maioria dos habitantes dos portos de TARRAFAL, PORTO NOVO, PONTA DO SOL e JANELA.

Santo Antão

Paul

Cidade das pombas

Paul é uma joia naturalista e paisagística do arquipélago de Cabo Verde. Um recanto do paraíso entre o oceano e picos vertiginosos.

Aqui encontrará uma população extremamente amigável e hospitaleira; tranquilidade absoluta e um sistema turístico educado e amigo do ambiente. Em Paul, pode fazer caminhadas extraordinárias nas belas montanhas ou ao longo do exuberante vale, nadar em encantadoras estâncias balneares, apreciar a cozinha tradicional, frutas tropicais e aguardente.

Cidade Das Pombas é uma localidade junta ao mar. É o ponto de partida ideal para todas as principais excursões no norte da ilha.

O serviço de transporte público é regulado pelo governo e gerido por pequenos empresários que possuem uma ou duas viaturas (ALUGUER) para transportar pessoas. Com preços modestos, levá-lo-ão ao ponto de partida das caminhadas mais distantes nos municípios vizinhos. Toda a área do Paul pode ser alcançada a pé.

PAUL é constituída por 4 localidades principais:
CIDADE DAS POMBAS o centro administrativo do município onde estão localizados todos os serviços públicos e também a Aldeia Jerome, está situada no fundo do Vale junta ao oceano.

EITO dois quilómetros dentro do Vale. É uma aldeia bastante populosa dedicada à agricultura.

CABO DA RIBEIRA localizado a 8 quilómetros do mar no fim do vale nas altas montanhas, logo abaixo da cratera COVA que pode ser alcançada a partir daqui por um caminho íngreme.

JANELA é uma aldeia piscatória a 5 quilómetros na direção de Porto Novo, e é a primeira aldeia que se encontra vindo do porto.

Toda a área está repleta de dezenas de pequenas povoações com um total de 6.500 habitantes, de facto a maior parte da população vive nos cumes das montanhas.

Assim, durante as suas caminhadas encontrará sempre algumas casas e pessoas com quem conversar e conviver.

Encontrará sempre caminhos secundários para os quais se pode aventurar sem qualquer preocupação.

This function has been disabled for Aldeia Jerome.